O que é um ASPONE? Resposta clara e objectiva: Assessor de Porra Nenhuma. No entanto, esta definição encerra em si uma multitude de conceitos que vale a pena analisar. Prontos? Bem-vindos à Asponlândia onde não fazer nenhum é uma arte.
Comunicações Internas
Arquivo Morto
Links
Aspones ou a incrível arte de não fazer nada
ASPONE: Profissão de Risco
Em Nairóbi, Quénia, depois de um criterioso processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, uma grande empresa
contratou um grupo de canibais para fazer parte da sua equipa.
"Agora fazem parte de uma grande equipa" - disse o Director de RH durante a cerimónia de boas vindas.
"Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à cantina da empresa quando quiserem para comer alguma coisa.
Só peço que não comam os outros empregados, por favor!"
Quatro semanas mais tarde, o chefe chamou-os:
"Vocês estão a trabalhar bastante e eu estou satisfeito. Mas a mulher que serve o café desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?"
Todos os canibais negaram com a cabeça.
Depois do chefe ir embora, o líder canibal pergunta-lhes: "Quem foi o idiota que comeu a mulher que servia o café?" Um deles, timidamente, ergueu a mão.
O líder respondeu:
"Mas tu és mesmo uma besta! Nós estamos aqui, com esta tremenda oportunidade nas mãos. Já comemos 3 directores, 2 subdirectores,
5 assessores, 2 coordenadores, e uns 3 administradores, durante estas quatro semanas sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por
um bom tempo. Mas não... Tu tinhas de estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta!"
8 comments
A arte de planear
A produtividade do choque tecnológico
Quer-se com o choque tecnológico, fomentar a produtividade e transformar o país num cometa high-tec.
Esta ligação entre produtividade e choque tecnológico deixa-me já, à partida, um pouco cansada. Mas a vida é assim, cheia de obstáculos e desafios, e nós aspones cá estamos prontos para vencer mais um.
O segredo está em analisar a questão sob o prisma correcto. Tudo tem um lado positivo, só temos é que o capitalizar ao máximo.
Ora o belo do pc high power, que vai ser o nosso fiel escudeiro nesta aventura quixoteana, pode servir outros propósitos que não o da famigerada produtividade.
Em fase de estágio, e enquanto não encetamos uma proximidade consistente com a nossa máquina, podemos sempre recorrer à estratégia da “falha no sistema”.
«Então onde é que estão os formulários que lhe pedi há 2 minutos atrás? Pelo amor de Deus isso é só aceder ao servidor!!»
- «Pois é chefe... mas parece que estamos com falha no sistema....
Mas não se preocupe, vou pedir à secretária para entrar em contacto com a telefonista, para que esta avise o motorista para passar na reprografia, porque eles têm acesso directo ao servidor e imprimem-nos umas cópias. No final do dia já cá tem isso»
Esta é infalivel. Não só não temos trabalho, porque na realidade é só aceder ao servidor e imprimir os formulários, como ainda temos o dia todo livre para nos dedicarmos ao dolce far niente.
Viram? Não é preciso ir pra Machu Picchu ficar mucho putchu.
O choque tecnológico é uma maravilha aspónica ... é o que é ...
No comment
Citação do dia
Acho que tenho uma interpretação muito livre de trabalho, porque penso que estar vivo já dá tanto trabalho que não queremos fazer mais nada.Andy Warhol
1 comment
O Carimbo
O carimbo é o amigo inseparável do ASPONE. Não há visão mais agradável para um chefe do que a de chegar à nossa sala e ver-nos a carimbar documentos desenfreadamente.
Nada de parar de carimbar enquanto o chefe nos dirige a palavra, meus amigos!!! Há que manter o ritmo! E aspone que é aspone “faz” tudo ao mesmo tempo. (Peço-vos desde já desculpa por ter recorrido ao verbo «fazer». Sei que é uma falha grave da minha parte mencionar algo que nos remete, involuntariamente, para a noção de devir, mas infelizmente não me ocorreu nenhum verbo aspónico aplicável à situação).
Enquanto o aspone carimba, impressiona o chefe com a sua desenvoltura e dinamismo e, assimila, simultaneamente, as directrizes superiores.
Assim o chefe volta para o seu gabinete satisfeito com o alto desempenho do seu funcionário e o aspone pode continuar com a sua tarefa carimbativa.
Mas carimbar o quê perguntam-me? Pergunta perfeitamente irrelevante. Não interessa o quê, desde que se carimbe...
O importante é carimbar ritmadamente transferindo a pilha de papeis do lado esquerdo gradualmente para o lado direito. Carimba-se ofícios, comunicações internas, faxes, papel reciclado, o post-it com o recado para não nos esquecermos de comer a maçã às 11h30, o jornal na secção das palavras cruzadas (afinal há que exercitar a mente), o recorte da revista com o resumo dos próximos capítulos da novela das 8h, o talão de levantamento do multibanco ... enfim, qualquer papel que nos passe pela secretária. Got the picture? Perfeito.
Então agarrem no telefone e mandem vir uma remessa de carimbos aspónicos.
Eu vou buscar mais papel porque a minha pilha está a acabar .....
1 comment